Resultados E Discursao
Amostras
Reativo de Benedict
Depois de 3min. Em banho Maria
1
1ml de glicose a 1%
Azul da mesma cor do reagente
Vermelho tijolo
2
2ml de de agua destilada
Azul da mesma cor do reagente
Azul da mesma cor do reagente
3
2ml de mel de abelhas
Cor de mel do mel
Laranja
4
2ml de suco de uva
Cor roxa do suco
Verde
Resultados e discursão
Finalizados todos os procedimentos de preparação das amostras e aquecimento em banho-maria observaram-se os seguintes resultados:
Tabela 1.0 – Comparação das colorações de cada solução antes e depois da homogeneização em banho-maria.
O aparecimento de um precipitado de coloração de vermelho a marrom indica que os íons Cu2+ do reagente de Benedict foram reduzidos a Cu+, indicando presença de açúcar redutor.
Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu++) são reduzidos pela carbonila dos carboidratos a íons cuprosos (Cu+) formando o óxido cuproso, que tem cor vermelho tijolo. A glicose, por exemplo, é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos.
Em nossas experiências, após colocar as soluções preparadas em banho-maria por 3 minutos, obtiveram-se as seguintes observações: a glicose houve a reação devido ao aparecimento da cor vermelho tijolo; na segunda amostra (H2O) a água destilada ficou com a mesma cor do reagente de Benedict, pois não possui carboidratos; na terceira amostra o mel de abelha também com resultado positivo e obtendo uma cor alaranjada; na quarta amostra também ouve reação devido ao aparecimento da cor verde.
Prova do Lugol WIESE (2000) constata que ao utilizar o iodo e iodeto de potássio (lugol), o mel adulterado apresenta reação colorida característica em função da presença de amido e dextrina, o que não ocorre no mel puro. Já na amostra de amido hidrolisado o iodo reagiu com a dextrina, pois o mesmo tem um teor alto, o que formou