trabalho de gnu
GNU Free Documentation License
TATILON ROBERTO LINO DE SOUZA
RESUMO CRÍTICO SOBRE O FILME REVOLUTION OS
SÃO LUÍS/MA
2014
TATILON ROBERTO LINO DE SOUZA
RESUMO CRÍTICO SOBRE O FILME REVOLUTION OS
Atividade apresentada a disciplina GNU Free Documentation License da UNIVERSIDADE CEUMA, como requisito para obtenção parcial de nota.
Profª: Claudia Archer
SÃO LUÍS/MA
2014
RESUMO CRÍTICO SOBRE O FILME REVOLUTION OS
O Filme Revolution OS nos mostra bem claramente todo o avanço e as dificuldades que Richard Stallman e outros tiveram para poder fazer o que hoje conhecemos como LIBERDADE através do estável e poderoso Linux, com sua licença livre, visando promover o desenvolvimento social, cultural, politico, tecnológico e econômico da sociedade.
O revolucionário projeto começado em 1984 por Richard Stallman, teve como a principio o nome GNU, com o objetivo de retomar a liberdade de melhorar e compartilhar o software, Stallman, não só criaria um novo programa, mas dava inicio a algo muito maior, uma filosofia; a filosofia do software livre. Que na minha opinião assim como na opinião de muitos dos empresários que ficaram relutantes em aceitar o software livre pois os viam como anticapitalista, apesar de mudarem os termos e retirarem a imagem esquerdista passada por Stallman, assim como fez Eric Reymond em 1997 criando o termo Open Source, no intuito de evitar a confusão que causava o termo “software livre = software gratuito”, coisas bem distintas sabemos, mas mesmo assim muitos não estão de acordo, a visão de tanto trabalho sendo compartilhado e somente melhorado por outros não é nada satisfatória.
O filme nos conta ainda as mudanças que sofreram a sociedade que adotava o software livre e abraça essa filosofia de compartilhamento, pessoas faziam mutirões de instalação de software livre em computadores pessoais. Pratica que ainda vem sendo preservada e é essa