Trabalho de gestão em serviços de saude
ÁREA ODONTOLOGIA:
Incorporação de Nova Tecnologia ou Técnica
Introdução:
Nos dias de hoje a odontologia se dividiu em duas vertentes... os Consultórios Particulares ou as Clínicas Odontológicas.
Devido ao aumento do poder aquisitivo e aumento de renda das classes C e D pessoas que não tinham oportunidades de ir ao Dentista fazer um tratamento estão ingressando neste tipo de preservação a saúde. Com isso as consultas com hora marcada estão ficando inviáveis para as populações destas classes, geralmente o Dr. não tem mais vagas na agenda ou os preços por ocorrência da lotação da agenda são mais custosos. Com isso as Clínicas Odontológicas populares (leia-se Preços Acessíveis) vem dominando o mercado.
Diante disso, proprietários ou gerentes destas clínicas precisam ter grande estrutura de atendimentos como maiores números de salas ou maior agilidade no procedimento, para que possam atender o maior número de pessoas com a maior qualidade no menor tempo possível. Como após a contratação do orçamento, os procedimentos clínicos, são impossíveis de prever o tempo a ser gasto, devido a cada procedimento ter sua dificuldade, venho por meio deste trabalho desenvolver um caminho para que os administradores destes meios possam diminuir e otimizar o tempo dos procedimentos não clínicos....como aberturas de fichas,prontuários, e pagamentos. Que fazem a diferença na hora de espera na clinica odontológica.
Desenvolvimento:
Desde a entrada do Paciente (neste caso cliente) na clínica odontológica temos um ciclo de atendimento...sendo:
Entrada: * Nome à recepcionista para orçamento com o Dentista (o nome é anotado no caderno de presença e no computador) * Recepcionista leva o nome até a sala do Dentista (nome é anotado no caderno do Dr.) * Dentista chama o paciente * Faz-se o orçamento dos tratamentos a serem feitos (em um bloco de orçamento) * Paciente vai até a recepção e abre prontuários e fichas (assina