Trabalho de gestão ambiental . por: jrombas
1940 palavras
8 páginas
1. INTRODUÇÃO A origem da preocupação com o meio ambiente teve início no século XIX, na Alemanha, elaborada em função do problema que norteava a exploração das florestas alternativas.
Os factores sociais e culturais que cercam o homem são uma parte importante de seu meio ambiente. Seu sistema nervoso altamente desenvolvido tornou possível a memória, o raciocínio e a comunicação. Os seres humanos ensinam a seus filhos e aos seus companheiros o que aprenderam. Pela transmissão dos conhecimentos, o homem desenvolveu a religião, a arte, a música, a literatura, a tecnologia e a ciência. A herança cultural e a herança biológica do homem possibilitaram-lhe progredir além de qualquer outro animal no controle do meio ambiente.
Os diversos investimentos na expansão das actividades industriais, aliados à necessidade de preservação do meio ambiente e minimização do impacto ambiental causados por tais investimentos, fazem das Tecnologias ambientais em instrumentos imprescindíveis neste processo.
Todavia, persistem obstáculos significativos à exploração dessas oportunidades, em especial, os subsídios a práticas danosas para o ambiente e a ausência de incentivos financeiros à inovação. A transição para uma economia sustentável com emissões zero à escala mundial depende de uma combinação de acções que envolva a participação de todos os sectores da sociedade: desde governos a investigadores, empresas e cidadãos.
2. GESTÃO AMBIENTAL
A adopção de técnicas de produção e um modo de consumo predatórios vêem causando grande impacto das actividades humanas sobre o meio ambiente, dando origem a problemas críticos de poluição.
Cabe ressaltar que os danos causados por catástrofes ambientais são pequenos quando comparados com os danos cumulativos, provocados por numerosos poluentes menores.
Estas últimas décadas caracterizam-se pela excessiva produção e consumo, bem como consequentemente, por um aumento de resíduos lançados nos vários meios receptores (solos, águas e ar).