trabalho de gestao financeira
Neste artigo científico pretende-se pesquisar a importância da auditoria interna na gestão de uma empresa. Deve-se levar em consideração a constante evolução da sociedade, o mundo globalizado, a competição diária das organizações, onde as informações auxiliam o gestor na tomada de decisão, a atingir objectivos e ter uma perspectiva para o futuro.
Este trabalho busca fornecer uma visão resumida sobre Auditoria Interna, mostrando a sua importância para a empresa, como também, o objectivo da auditoria interna, os tipos de auditoria, os procedimentos, as maiores dificuldades e os pareceres de auditoria. Hoje, no mundo de mudanças constantes principalmente nas grandes empresas, torna-se imprescindível que exista um departamento com pessoas qualificadas e aptas que estejam atentas a todas as atividades e movimentações da empresa, que tenha por finalidade auxiliar a administração em suas tomadas de decisão.
1.1OBJECTIVOS 1.1.1 Objectivo geral
Estudar a introdução ao estudo de gestão financeira
1.1.2 Objectivos específicos
Definir o conceito de controlo interno
Citar as principais actividades de auditoria interna
Identificar os tipos de auditoria interna
Ilustrar os objectivos e importância de auditoria interna
1.2 INTRODUÇÃO A GESTÃO FINANCEIRA
Marcelo Cavalcante (1996) define Gestão financeira ou administração financeira como um conjunto de métodos e técnicas utilizados para gerenciar os recursos financeiro da entidade, objectivando a maximização do retorno do capital investido pelos accionista. Ou seja cabe ao gestor das finanças da empresa a tarefa de utilizar seu conhecimento técnico e as ferramentas gerências disponíveis com a finalidade de aumentar a riqueza dos investidores.
A finança preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais.
Segundo Gitman finanças é a arte e a ciência de administrar fundos, segundo.