ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Unip
Para os estruturalistas,a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais os homens passa a depender para nascer,viver e morrer.
Sendo assim as organizações são caracterizadas por um “conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explicita intenção de alcançar objetivos ou propósitos.
As burocracias constituem um tipo especifico de organização:as organizações formais.As organizações formais constituem uma forma de agrupamento social estabelecida de maneira deliberada ou proposital para alcançar um objetivo especifico.A organização formal é caracterizada por regras ,regulamentos e estrutura hierárquica para ordenar as relações entre seus membros,permite reduzir incertezas decorrentes da variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas ),tirar vantagens dos benefícios da especialização ,facilitar o processo decisório e assegurar a implementação das decisões tomadas.
O ambiente é tudo o que envolve o externamente uma organização ,para os estruturalistas,o ambiente é constituído pelas outras organizações que formam a sociedade.
As organizações dependem de outras organizações para seguir o seu caminho e atingir os seus objetivos.A interação entre a organização e o ambiente torna-se fundamental para a compreensão do estruturalismo.
Objetivos da estrutura organizacional
Agrupar as tarefas em funções que possam ser bem desempenhadase atribuir sua responsabilidade a pessoas ou grupos,isto é,organizar suas funções e as responsabilidades.
Imagem 7
Fonte:
2.2.2 - Condições ambientais de uma empresa
Em uma organização, tudo que pode envolvê-la é considerado ambiente, sendo o contexto onde está inserida, que engloba diversos setores de uma sociedade