TRABALHO DE GEST O TECNOLOGICA
DATA: 16/09/2014
CURSO: ENG. MECÂNICA
TRABALHO DE GESTÃO TÉCNOLOGICA II
O QUE É TIR?
Taxa Interna de Retorno, é uma taxa quando aplicado a fluxo de caixa aos valores e despezas que são trazidos ao valor presente, sejam igual aos valores dos retornos de investimento, a qual é aplicado a diversos projetos de investimentos cujos fluxos de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a taxa minima de atratividade (TMA) que deveriam ser escolhido.
A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:
Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: significa que o investimento é economicamente atrativo.
Igual à Taxa Mínima de Atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença.
Menor do que a Taxa Mínima de Atratividade: o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno já definido. Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento. Desta forma, a TIR é a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto seja zero. Um projeto é atrativo quando sua TIR for maior do que o custo de capital do projeto.
O QUE É PAYBACK?
Payback que em português significa “retorno” é uma técnica muito utilizada nas empresas para análise do prazo de retorno do investimento em um projeto. Podemos completar que o PayBack é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento. Normalmente este período é medido em meses ou anos.