Fonte Prim Ri1
A Bíblia é o Livro Sagrado do Cristianismo: Ela é o livro mais famoso e mais produzido no mundo. Seus 66 livros foram escritos por cerca de 40 pessoas, das mais diferentes profissões e culturas, durante um período de cerca de 1.100 anos (1450 --- 400 a.C. e 50 --- 100 d.C.).
Nela se encontram os mais variados gêneros literários, como histórias, biografias, leis, poesias, hinos, canções, provérbios, cartas, sermões, profecias e visões, que mostram como Deus relaciona com a humanidade.
Sua incrível uniformidade faz da Bíblia um livro singular, que só poderia ter sido escrito sob inspiração divina.
A BÍBLIA: “Não há outra obra literária sobre a qual se tenham escrito tantos livros – então, por que mais um? Embora haja muitos livros que ajudam os leitores a compreenderem o conteúdo da Bíblia, poucos explicam suas origens. Este volume fornece uma visão geral de como a Bíblia foi inspirada, canonizada, lida como literatura sacra, copiada em antigos manuscritos hebraicos e gregos e traduzida para os idiomas do mundo inteiro”.
O Santuário do Livro possui os pergaminhos do Mar Morto, no Museu de Israel
A AUTORIDADE E INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA (F. F. Bruce)
Conceito da palavra “Bíblia”:
Quando se estuda a origem da palavra “Bíblia”, em sua forma mais antiga conhecida juntamente de sua evolução nos diferentes estados de língua porque passou, descobre-se que a palavra “Bíblia” deriva do latim, que por sua vez, vem do grego Biblion, cujo significado é “pequeno livro, livrinho”. Percebe-se, então que o vocábulo grego Biblion (do qual Bíblia é o plural) é o diminutivo de Bíblos, cujo significado evolui gradativamente significando nos tempos bem antigos “papiro”, depois “papel”, e por fim, “livro”. Seu primeiro sentido deriva-se da cidade fenícia de Biblos que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro, o papel antigo.
Posteriormente, a palavra Bíblios, ao evoluir de sentido e significado, passa a ser usada no plural grego Bíblia,