Trabalho de georeferencia
O objetivo deste PI é efetuar um SGA à empresa CERATTI, onde seu foco será na melhor utiliz Objetivos específicos 1) Realizar o diagnóstico do consumo de água na empresa, determinar índices de consumo e compará-los com indicadores obtidos com a aplicação de tecnologias de produção mais limpa, visando à proposição de medidas de minimização do consumo na empresa estudada; 2) Avaliar a qualidade do efluente líquido submetido ao sistema de tratamento de efluentes líquidos existente e seu reúso no frigorífico, considerando o atendimento das exigências técnicas, legais e sanitárias para os diferentes usos e sugerir medidas de otimização;
O que são resíduos?
Por definição, resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências.
Como resíduos encontramos o lixo, produzido de diversas formas, e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente tóxico ou prejudicial ao meio ambiente.
Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o vidro, metais, etc.
Resíduos sólidos
Os resíduos sólidos podem ser conceituados como todo e qualquer resto proveniente das atividades humanas sem valor de uso para quem o produziu. A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT lançou na VI Semana do Meio Ambiente da FIESP, a versão 2004 da norma NBR 10.004, que trata da classificação de resíduos sólidos. A partir das classificações fornecidas por esta Norma, os geradores e os receptores de resíduos poderão, pelo enquadramento, estipular as alternativas para destinação final, destruição ou reciclagem dos mesmos.
De acordo com a Norma, os resíduos sólidos são classificados, conforme os riscos potenciais