Trabalho De Geoqu Mica
2294 palavras
10 páginas
Centro Universitário do Norte – UNINORTELaureate International Universities
Bacia do Espírito Santo
Msc.: Maryelle da Silva Ferreira
Manaus
2010
Centro Universitário do Norte – UNINORTE
Laureate International Universities
Bacia do Espírito Santo
Integrantes: Renato Lima Ruth Rocha Evaldo Ferreira Viviane Gaia San Cleber Daniel Silva Jeiel Almeida
Manaus
2010
INTRODUÇÂO
Conceito de Bacia Sedimentar
O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura, iniciando o processo de litificação, formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares.
O registro sedimentar dessas áreas é geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro.
As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.
O que é necessário para que uma rocha seja classificada como geradora
Uma rocha geradora deve possuir matéria orgânica em quantidade e qualidade adequadas e submetida ao estágio de evolução térmica necessário para degradação do querogênio. Os aspectos volumétricos da rocha geradora (espessura e extensão lateral) também não devem ser ignorados, pois uma rocha com quantidade e qualidade da matéria orgânica adequadas pode ser, por exemplo, muito delgada para gerar