Trabalho De Geografica
- Título Revela o assunto do mapa.
- Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem.
- Orientação Mostra a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um ícone que indica o norte (esses desenhos nem sempre estão explícitos).
- Projeção É a distorção feita para adaptar uma superfície esférica (a Terra, por exemplo) para um plano (o papel ou a tela do computador).
- Escala cartográfica Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo.
- Legenda Decodifica os símbolos usados (como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias).
SENSORIAMENTO REMOTO: A DEMOCRATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES.
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).
Os sensores óptico-eletrônicos utilizados para a captura dessa energia funcionam como uma câmera fotográfica (que capta e registra a radiação – luz – emitida/refletida pelo objeto) que tirasse fotos da superfície terrestre, só que um pouco mais sofisticados. Após feita a captura da imagem, estas serão analisadas, transformadas em mapas ou constituirão um banco de dados georreferenciados caracterizando o que chamamos de Geoprocessamento.
TIPOS DE SATÉLITES.
GEOESTACIONÁRIO.
Tem uma órbita equatorial e se movimenta com velocidade coincidente à de rotação da Terra.
Capta muitas imagens em curto espaço de temo.
É utilizado para acompanhar evolução de fenômenos e também nas telecomunicações.
Conclusão
Sensoriamento remoto é um meio para a obtenção de informação a distância. O sensoriamento remoto é uma das ferramentas mais utilizadas para o monitoramento da superfície terrestre e é o meio mais efetivo de coletar dados, extrair informações e