Trabalho De Geografia2
De
Geografia
Felipe Tavares
1001
Aspectos Naturais de Cabo Frio
Formação das dunas
COMO SE FORMAM AS DUNAS
As dunas são formadas a partir da ação de ventos constantes numa direção principal sobre a areia das praias. O mar traz mais areia para a praia do que pode levar de volta. Assim, a areia que sobra forma as dunas. É preciso, também, que exista um local onde as areias possam se acumular, num ambiente de pouca chuva.
TIPOS DE DUNAS
Os geólogos (profissionais que estudam a evolução da Terra e da vida que se desenvolve sobre ela) vêm estudando Cabo Frio na busca de identificar o comportamento dos campos de dunas, verdadeiros laboratórios naturais, capazes de fornecer as informações sobre como, durante milhares de anos, se formou a paisagem que hoje observamos.
As dunas podem ser de dois tipos: estacionárias (fixas) e migratórias (móveis). As dunas fixas tornam-se estáveis por vários fatores, sendo que o principal deles é o desenvolvimento de vegetação. As dunas móveis apresentam uma maior movimentação dos grãos de areia. Sua migração é causada pela grande intensidade dos ventos, formando campos de dunas móveis, que se deslocam mesmo encontrando obstáculos.
Vegetação
Vegetação (Restinga)
Existe uma grande riqueza de habitats em Cabo Frio, desde extensas restingas e altas dunas até grandes lagunas e depósitos aluviais, maciços costeiros das penínsulas de Armação de Búzios e Cabo Frio e serras mais acidentadas como a de Sapiatiba. A extensa planície marinha de Massambaba separa a laguna de Araruama do mar, apresentando um sistema duplo de cordões arenosos, sobreposto por um campo de dunas, de orientação nordeste-sudoeste e não raramente ultrapassando 20m de altura. As planícies aluviais mais expressivas da região estão localizadas nas bacias dos rios Una e São João. Próximo à Serra das Emerenças, ocorrem