Trabalho De Geografia
Aluna: Vitória Kojima
Turma: 802
Turno: Tarde
Prof: Washington
Um mundo desigual
A desigualdade social extrema é uma das marcas da maioria dos países pobres. O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo, porém a distribuição da riqueza é muito desigual, pois os 10% mais ricos têm quase 50% da riqueza nacional.
Os critérios para classificar os países
Para medir as desigualdades entre os países são utilizados critérios quantitativos e qualitativos. O primeiro critério quantitativo é o PIB, que é a somatória de toda a riqueza produzida em um país durante um ano. O PIB pode ser calculado utilizando o câmbio, isto é, transformando o PIB da moeda local de cada país para o correspondente em dólares.
Outro método de avaliação da riqueza de um país é a renda per capita. Para encontrá-la, basta dividir o PIB pela população absoluta do país. A maioria dos países desenvolvidos apresenta renda alta, superior a 20 000 dólares por habitante a cada ano.
Para classificar um país como rico ou pobre temos que considerar também a qualidade de vida da maioria de seus habitantes: Alimentação, qualidade da educação, saúde, saneamento básico, acesso a serviços de cultura e lazer.
O IDH
Para avaliar a qualidade de vida da população, a ONU criou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse indicador combina dados como renda per capita, expectativa de vida e média de anos de estudo.
O IDH varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento humano. Quanto mais próximo de 0 , piores as condições de vida.
Países ricos e pobres no mundo atual
Para classificar os países como ricos ou pobres devem-se considerar os critérios quantitativos e, principalmente, os critérios qualitativos.
Países ricos
São considerados ricos os países que apresentam grau mais avançado de desenvolvimento social político e econômico. São sociedades onde vigora a democracia política, a maioria da população possui bom padrão de vida,