Trabalho de geografia
Nas regiões úmidas da Terra encontram-se matas densas, que são florestas tropicais e equatoriais. Quando se fala em floresta, a maioria das pessoas pensa em matas quentes e úmidas, repletas de árvores que permanecem verdes o ano todo. Mas também existem outros tipos de florestas. As florestas temperadas situam-se em regiões mais frias, como o norte dos Estados Unidos e da Europa. As florestas de monções, do sudeste da Ásia, têm uma estação de seca e árvores que trocam de folhas anualmente. As florestas tropicais e equatoriais (muitas vezes chamadas de florestas pluviais ou úmidas) são as mais importantes para a saúde da Terra. Na verdade, a floresta equatorial e a floresta tropical são muito pouco diferentes entre si, diferenciando-se pelo nome em função de se localizarem seja mais próximo à linha do equador, seja mais perto dos trópicos.
Onde se situam
As florestas equatoriais se formam perto da linha do equador, e as florestas tropicais ficam nas regiões quentes e úmidas entre o equador e os trópicos, em lugares onde chega a chover mais de 180 centímetros por ano. As florestas equatoriais e tropicais ocupam partes das Américas Central e do Sul, do leste e do centro da África, do sudeste da Ásia e da Austrália.
Características
As florestas desse tipo são divididas em diversas camadas. No topo, existe uma camada densa chamada dossel, formada de ramagens extensas e folhas grossas de grandes árvores, que bloqueia em parte a passagem do sol para as camadas inferiores. O dossel, onde vivem muitos insetos e animais, fica entre 30 e 50 metros acima do solo, e apenas umas poucas árvores, chamadas emergentes, ultrapassam essa altura.
Abaixo do dossel ficam as camadas intermediárias, onde se encontram árvores pequenas, arbustos e plantas, muitas das quais são árvores novas. Seus caules dirigem-se para o alto, em direção à luz, mas quase nunca conseguem receber luz do sol suficiente para se tornar adultas.
No chão da floresta,