Trabalho de Física
O trabalho apresentado e concluído tem por fim a explicação dos temas: ”difração,interferência e interferência uni, bi e tridimensional” como requisito parcial da avaliação individual trimestral e aprofundamento nos temas citados, possibilitando ainda melhor aprendizagem coletiva.
Difração:
O fenômeno chamado difração é o encurvamento sofrido pelos raios de onda quando esta encontra obstáculos à propagação.Em física clássica, o fenômeno da difração é descrito como uma aparente flexão das ondas em volta de pequenos obstáculos e também como o espalhamento, ou alargamento, das ondas após atravessar orifícios ou fendas.
Um exemplo da difração sonora é quando estamos ouvindo uma música sendo tocada do outro lado de um muro.A maior ou menor capacidade que uma onda tem de sofrer difração está relacionada ao tamanho do obstáculo a ser contornado ou à largura da passagem a ser transposta e o seu comprimento de onda.
A difração será tanto mais intensa quanto maior for o comprimento de onda quando comparado ao tamanho do obstáculo. Em outras palavras, a onda contorna mais facilmente os obstáculos quando estes são pequenos, se comparados ao comprimento de onda das ondas.
Exemplo:
O orifício feito no papel funciona como uma lente de aumento, permitindo que se veja a imagem ampliada de um objeto que se encontra muito próximo do olho do observador. Isso se deve ao fenômeno da difração que, neste caso, faz com que os raios que saem do objeto sejam espalhados, tornando a imagem maior que o objeto.
1
Interferência Quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio, ocorre o fenômeno da interferência, ou seja, as ondas se superpõem naquele ponto, originando um efeito que é o resultado da soma das amplitudes de todas as perturbações no local de superposição. Existem dois tipos de interferência:
Construtiva: quando duas ondas de fases idênticas se encontram e