trabalho de física máquinas térmicas
Máquinas térmicas são máquinas que partem do princípio que se pode transformar energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor da água. Elas foram criadas há muitos anos e até hoje são utilizadas para algumas aplicações.
1. Geladeira
2. Locomotivas à vapor
3. Barcos à vapor
4. Motor a gasolina
5. Turbina a vapor
6. Gerador electrico
7. Turbinas a querosene (impulsionam os aviões a jato)
8. Motores de explosão que queimam a gasolina, álcool ou diesel
9. Reator termonuclear de uma usina atômica
10. Motor de automóvel
Primeira e Segunda Lei da Termodnâmica < ANA PAULA RESPONDE
Primeira lei da termodinâmica
A lei de conservação de energia aplicada aos processos térmicos é conhecida como primeira lei da termodinâmica. Ela dá a equivalência entre calor e trabalho e pode enunciar-se da seguinte maneira: "em todo sistema quimicamente isolado em que há troca de trabalho e calor com o meio externo e em que, durante essa transformação, realiza-se um ciclo (o estado inicial do sistema é igual a seu estado final), as quantidades de calor (Q) e trabalho (W) trocadas são iguais. Assim, chega-se à expressão W = JQ, em que J é uma constante que corresponde ao ajuste entre as unidades de calor (usada na medida de Q) e Joule (usada na medida de W). Essa constante é empregada na própria definição de caloria (1 cal = 4,1868J).
Segunda lei da termodinâmica
A tendência do calor a passar de um corpo mais quente para um mais frio, e nunca no sentido oposto, a menos que exteriormente comandado, é enunciada pela segunda lei da termodinâmica. Essa lei nega a existência do fenômeno espontâneo de transformação de energia térmica em energia cinética, que permitiria converter a energia do meio aquecido para a execução de um movimento (por exemplo, mover um barco com a energia resultante da conversão da água em gelo).
O que foi a revolução industrial ? E o que ela causou na sociedade? GIOVANNA RESPONDE
A