Trabalho de futsal sobre chute
FUTSAL- EFIO376X
DOCENTE: MAURO AMANCIO DA SILVA
BRUNA BASEGGIO
FRANCELE MAGON
ISADORA SEBEN
LEONARDO JOSÉ FRANCESCHI
LOGAN MUNARI BALSAN
OIRAM SALLA PEREIRA
COMPONENTE TÉCNICO DO FUTSAL – CHUTE
BENTO GONÇALVES
2015
Chute é a ação de golpear a bola parada ou em movimento visando desviá-la ou dar-lhe trajetória. É um fundamento que precede o gol. A técnica do chute tem uma grande semelhança com a do passe, sendo que, a intenção, o objetivo e a força aplicada servem para diferenciá-los. Dentre as técnicas utilizadas, é a que detém o gesto motor mais natural para ser executado.
O chute defensivo (aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário) é feito de forma mais instintiva, portanto não exige muita técnica. Já o ofensivo (busca fazer o gol) requer percepção do posicionamento do goleiro adversário, noção de força, precisão e habilidade.
Pode ser, assim como o passe, feito com a parte interna no pé, com a externa (trivela), com o peito do pé, calcanhar e bico. Geralmente o chute é feito próximo a trave para dificultar a defesa do goleiro, mas outras técnicas, como chutar no “contra-pé” do goleiro, por cobertura ou colocado, também são importantes para uma boa finalização.
Tipos de Chutes:
Chute simples: É batido com a parte interna ou dorso do pé.
Chute de bate - pronto: Realizado no momento em que a bola toca o chão.
Chute de voleio: É quando o contato com a bola ocorre no ar.
Chute de bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato.
Chute por Cobertura: Chuta-se por baixo da bola, fazendo que ela ganhe altura.
Chute de pivô: Chute feito durante um giro, quando a bola é recebida no momento em que o jogador está de costas para o gol.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTANA, Wilton Carlos de. Habilidades de Futsal. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/chute.aspx
FLÔRES, Fábio Saraiva,