Trabalho De Franciel Aborto
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – MÓDULO III
DISCIPLINA: INTERVENÇÃO SOCIAL
ABORTO
CRUZ DAS ALMAS, BA
16/12/2014
ELZA LIMA MACHADO DE OLIVEIRA
FLORIANO DOS SANTOS MENDONÇA
HELEN L. DE JESUS DOS SANTOS
JECIONETE R. DE SOUZA
MARIANE S. DOS SANTOS
SHEILARIAN FELISBERTO
ABORTO
Trabalho apresentado pelos discentes Elza, Floriano, Helen, Jecionete, Mariane e Sheillarian como requisito para avaliação da disciplina INTERVENÇÃO SOCIAL, mestrado pelo professor FRANCIEL CAMPOS
CRUZ DAS ALMAS, BA
16/ 12/ 2014
Introdução
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
O aborto induzido, quando realizado por profissionais capacitados e em boas condições de higiene é um dos procedimentos mais seguros da medicina atual. Entretanto, o aborto inseguro, feito por pessoas não qualificadas ou fora de um ambiente hospitalar, resulta em aproximadamente 70 mil mortes maternas e cinco milhões de lesões maternas por ano no mundo. Estima-se que sejam realizados no mundo 44 milhões de abortos anualmente, sendo pouco menos da metade destes procedimentos realizados de forma insegura.
Desenvolvimento
Questões do aborto.
Desde que a pessoa tenha dinheiro para pagar, o aborto é permitido no Brasil. Se a mulher for pobre, porém, precisa provar que foi estuprada ou estar à beira da morte para ter acesso a ele. Como consequência, milhões de adolescentes e mães de família que engravidaram sem querer recorrem ao abortamento clandestino, anualmente.
A técnica desses abortamentos geralmente se baseia no princípio da infecção: a curiosa introduz uma sonda de plástico ou agulha de tricô