trabalho de fisiologia Sistema excretor
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, os órgãos que o compõe são: um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra. A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio. Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga. Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons. O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal.Neles ocorrem a filtração e a absorção de água. Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico. O suor tem a função de resfriar o corpo.
Os ureteres é o tubo que liga o bacinete de cada rim à bexiga urinária. O compartimento onde é depositada a urina por algum tempo é a bexiga, uma vez que o sangue é filtrado a todo o momento. Sua capacidade é de 250 ml, e é constituída por músculos lisos. Diurese é o processo de formação da urina. A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres.
SISTEMA EXCRETOR
É essencial que o volume e composição dos líquidos corporais permaneçam relativamente constantes para que a homeostasia seja mantida. Em condições de equilíbrio dinâmico, como as exigidas pela homeostasia, o volume total dos líquidos corporais, a quantidade total de solutos e as concentrações destes permanecem relativamente constantes. Essa constância é notável, pois há uma troca contínua de líquidos e solutos