Trabalho de fisica
DE
FÍSICA
Experiência sobre a “2ª Lei de Newton” ou
“Principio Fundamental da Dinâmica”
Alunos: Alexandre Antônio Flávio de Oliveira José Izalto
Data: 08/11/2012
Prof.: Ivson Braga 1ºP / N2
Experiência sobre a “2ª Lei de Newton” ou
“Principio Fundamental da Dinâmica”
A 2ª Lei de Newton fala que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar.
A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida:
Fig. 1 – Foto da experiência feita em sala de aula
Para explicar essa fórmula usa-se a experiência da figura: o bloco A representa a massa, e o B será responsável por gerar a força que move o bloco A, quando a força é aplicada, o bloco A se move fazendo com que tenha aceleração. A fórmula diz que a aceleração é diretamente proporcional a força (quando a força aumenta a aceleração aumenta e quando a força diminui a aceleração também diminui) e inversamente proporcional à massa (se a massa aumenta a aceleração diminui e se a massa diminui a aceleração aumenta)
1º passo: coloca no bloco A uma determinada massa e solta o bloco B fazendo com que se movimente com uma determinada aceleração. No nosso caso, foi utilizada uma caixa de metal, com 3 tarugos de 345g cada, como o Bloco A. como segue nas figuras abaixo:
2º passo: coloca no bloco A uma massa com o dobro da colocada na primeira vez, e em seguida solta o bloco B e a aceleração será menor, mais precisamente será duas vezes menor. Se triplicar, a massa será três vezes menor e assim sucessivamente.
No nosso caso, foi adicionado mais 3 tarugos de 345g cada, somando assim a 6 tarugos (dobrando a massa), e consequentemente, reduzindo a aceleração pela metade. Como mostra as figuras abaixo:
Abaixo o gráfico representando a formula e a