trabalho de fisica
O funcionamento dessa experiência é similar ao de uma lâmpada comum. O responsável pela luz é a Lei de Joule, que diz que a energia elétrica que se transforma em energia calorífica num receptor (ou num condutor) é diretamente proporcional à resistência elétrica deste.
Ou seja, o pepino, neste caso, é a resistência. Quando a corrente elétrica passa pelo pepino, ela se transforma em calor. Esse calor é tão intenso que chega a brilhar.
A transmissão da corrente elétrica é facilitada por causa da salmoura em que o pepino se encontra. A água salgada torna-se altamente ionizada, o que aumenta muito a sua condutividade elétrica.
A coloração amarela da luz é proveniente do sódio encontrado no pepino. É o mesmo princípio dos fogos de artifício: sódio faz surgir a luz amarela; cobre faz surgir a luz verde e assim por diante.
O princípio dessa experiência é o mesmo de uma lâmpada incandescente comum. As primeiras lâmpadas desse tipo eram construídas com um filamento de carvão em seu interior que, quando recebia a corrente elétrica, se aquecia e produzia luz. O problema é que esse método era pouco durável.
As partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático e passam à situação onde há deslocamento destas cargas para uma determinada direção e em um sentido, este deslocamento é o que chamamos corrente elétrica.
Normalmente utiliza-se a corrente causada pela movimentação de elétrons em um condutor, mas também é possível haver corrente de íons positivos e negativos (em soluções eletrolíticas ou gases ionizados).é explicada pelo conceito de campo elétrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, então há um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os elétrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos são atraídos.Desta forma cria-se uma corrente elétrica no fio, com sentido