Trabalho De Fisica 2 Bimestre 2 Medio
Quando empurramos um corpo ou até mesmo o puxamos, fazemos a aplicação de uma força. Observe a gravura que se segue:
Quando um carro enguiça, como é o caso da gravura, realizamos uma força para que possamos colocá-lo novamente em movimento. Essa é a noção intuitiva de impulso.
Impulso é a grandeza física que determina a atuação de forças sobre um corpo, ou seja, essa grandeza mede o esforço necessário para colocar um corpo em movimento. Matematicamente falando, essa é a fórmula que descreve o impulso, veja: I = F.t
. Onde F é a força aplicada sobre o corpo e t é o tempo de atuação da força.
. O impulso é uma grandeza vetorial e como tal, para sua determinação completa e precisa, possui módulo, direção e sentido.
. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de impulso é o N.s (Newton vezes segundo).
Como é possível perceber, ao empurrar um determinado carro, como no exemplo acima, o mesmo adquire movimento que é proporcional à sua massa e à força que é aplicada sobre ele. Tal observação faz com que seja possível estabelecer uma relação entre o impulso e a quantidade de movimento adquirida pelo corpo.
Sistema isolado
Um sistema isolado, em física e química, é um sistema que não troca nem matéria e nem energia com o ambiente. Não existe nenhum sistema conhecido com essas características. Cogita-se a hipótese de o Universo ser um sistema isolado. Segundo a primeira lei da termodinâmica, em um sistema isolado a energia se conserva.
Colisões
Vamos considerar dois corpos de massas mA e mB que se movem com velocidades VA e VB e sofrem, num determinado momento, colisão.
Os módulos das forças trocadas internamente, durante a colisão, são muito superiores aos módulos das forças externas (se existirem). Portanto, num choque, o sistema pode ser considerado mecanicamente isolado.Vamos considerar dois corpos, A e B, com movimentos na mesma direção, que sofrem colisão central e frontalmente.
Antes do choque
Após o choque
Antes