Trabalho de Filosofia
Graduação em Engenharia de Energia - 1º Período
Avaliação de Filosofia
História da Filosofia
Giselle
Luana
Samuel
Thais
Belo Horizonte, Março/2015
1) Por quê a Filosofia Antiga nasceu na Grécia (Ocidente) e não no Egito (Oriente)? Justifique.
Qual o fator fundamental para a promoção da liberdade necessária para o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga? Justifique.
As condições sociopolíticas, econômicas, culturais e religiosas foram de grande importância para o nascimento da Filosofia Antiga na Grécia onde, diferentemente do Egito, seus cidadãos tiveram a liberdade para o desenvolvimento do "saber pelo saber".
-Três fatores influentes para o nascimento da Filosofia Grega:
Arte:
A arte, por meio da intuição e da imaginação, tende a alcançar objetivos que são próprios da
Filosofia.
Exemplo disso eram os poemas Homéricos. Homero tinha um grande senso de proporção, medida, harmonia e limite, havia uma certa matematização da arte. Ele não só narrava fatos como também pesquisava as causas e razões, mesmo que de forma mítica-fantástica. Procurava sempre apresentar a realidade em sua totalidade, ainda que de forma mítica.
Outro poeta importante foi Hesíodo que em suas obras exaltou a justiça como um valor supremo. Religião:
Além do politeísmo, os gregos não tinham livros sagrados e como consequência não tinham uma religião dogmática fixa e imutável e os sacerdotes tinham escasso poder e relevância, o que impossibilitava a conservação de dogmas.
A religião grega se distinguiu em Religião Pública (Considera os deuses como forças naturais na dimensão do divino ou como aspectos característicos do homem) e Religião dos Mistérios (Orfismo
- considera o homem de forma analista). Essas duas religiões foram importantes para a Filosofia, pois interpretaram de formas distintas a existência humana e explicam partes de pensamentos de grandes
Filósofos como Pitágoras e Platão.
Sociopolítico e econômico:
A Grécia foi o primeiro