Trabalho De Filosofia
Introdução
As informações a seguir tiveram como base sites da internet (segue bibliografia), contudo foram introduzidas as ideias e opiniões apenas da aluna.
Biografia
Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. Ficou conhecido por um apelido que nos transmite a ideia de que ele era “gordinho”, na verdade ele se chamava Arístocles.
Ele abordava os temas mais variados, mais com a criatividade do que com a razão. Sua obra é um dos maiores tesouros da Humanidade, ela discute sobre ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.
Ao contrário de Sócrates, que vinha de uma origem humilde, Platão era de uma família rica, de nobre linhagem. Ele conheceu seu mestre aos vinte anos. Sócrates aproximadamente quarenta anos mais velho que Platão, mas eles ficaram oito anos aprendendo juntos. Platão teve acesso também, por meio de seu professor, aos ideais pré-socráticos. Com a morte de seu mestre e também ídolo, o filósofo isolou-se, com outros que também possuíam ideias socráticas.
Depois de viajar bastante, Platão voltou a Atenas fundou a Academia, que se tornou conhecida e frequentada por muitos jovens. Até intelectuais recorriam a esta instituição para debater suas ideias.
De acordo com Platão, o espírito humano se encontra aprisionado no corpo, no que ele considera a ‘caverna’ onde o ser se isola da verdadeira realidade, vivendo nas sombras, à espera de um dia entrar em contato com a luz. Assim, a matéria é inimiga da alma, os sentidos se opõem à mente, a paixão se opõe à razão. Para ele, tudo nasce, se desenvolve e morre. O Homem deve tornar-se livre do corpo. De acordo com Platão o ser é atraído de volta para este universo através do que ele chama de amor nostálgico.
Seu pensamento ainda nos influencia nas teorias políticas, psicológicas, filosóficas, espirituais, sociológicas, entre outros tópicos do conhecimento humano.
A Teoria das Ideias
O sistema filosófico de Platão tem como