Trabalho De Filosofia
Assunto: Períodos da filosofia, vida e obra de Platão, Sócrates e Aristóteles.
Data: 14/07/2014.
Professor: Jorge.
Escola: EEEM Coronel Pedro Osório
Turma:104(º1ano)
Nome: Alexandre Henzel Barcelos.
A filosofia se divide em sete períodos diferentes:
-o período Pré-socrático; neste período havia certa preocupação de como explicar com razão e conceitos científicos, o que é o universo e como ocorreram fenômenos da natureza. Já Pitágoras defendia a ideia que tudo veio antes da alma. Enquanto Demócrito fala que tudo se formou a partir de átomos.
-O Período clássico, com grandes desenvolvimentos em geral e com um sistema democrático, Atenas se tornou um solo fértil pra grandes filósofos, então surgiu Sócrates (no qual falarei mais sobre ele a seguir), Sócrates teve seguidores os “sofistas” no qual defendiam a educação que formasse um cidadão com capacidades de se manifestar suas grandes qualidades artísticas e, pensar e falar bem, e que pudessem participar politicamente e ajudar no crescimento da cidade. Nesta época surgiu também Platão (que era discípulo de Sócrates) e Também Aristóteles.
-Período Pós-socrático, este vai até a era crista, dentro dele ha três divisões de ideias: ceticismo era uma ideia que o ser Humana não tem capacidade de conhecer alguma coisa de forma segura e exata e que a duvida sempre estará, Epicurismo eram seguidores de Epicuro no qual que o bem se originalizava da pratica de virtude, dizima que o corpo e alma não poderiam sofrer, assim chegando ao prazer, estoicismo diziam que a razão estava acima de tudo, e os Fenômenos que aconteciam fora da vida deviam ser descartados assim como a emoção, prazer e o sofrimento.
-filosofia antiga, aqui após a vitória da Grécia sobre os persas, Atenas ficou consolidada democraticamente, aqui não importava mais a relação de o homem e a natureza, mas sim dos Homens entre si (vida social).
-filosofia medieval, aqui realmente ocorreu um verdadeiro caos, desorganização politica, economia