trabalho de filosofia
VIDA E OBRA DE ARISTÓTELES
VIDA: Aristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia. Tinha ligações com a família real da Macedônia, seu pai sendo médico do rei Filipe. Aos 17 anos foi enviado para estudar na academia de Platão, em Atenas. Permaneceu ali por 20 anos até a morte de Platão. Em 343 aceitou o convite para se tornar o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio. Voltou para Atenas com 49 anos e fundou o Liceu. Como Sócrates, porém foi acusado de impiedade. Fugiu para não permitir que atenienses “pecassem duas vezes contra a filosofia”, mas morreu um ano depois de uma doença estomacal.
OBRAS: As principais obras de Aristóteles são: Ética e Nicômano, Política, Órganon, Retórica das Paixões, A poética clássica, Metafísica, De anima ( da alma ), O homem de gênio e a melancolia, Magna Moralia ( grande moral ), Ética e Eudemo, Física, Sobre o céu.
VIDA E OBRA DE PLATÃO
VIDA: Platão foi o primeiro filósofo a construir um corpo de obra substancial e que chegou até nós. Com Aristóteles, foi a mais importante influência da filosofia ocidental. Nascido numa família ateniense nobre, Platão tinha parentesco com membros do governo aristocrático dos Trinta Tiranos ( 404 - 403 a.c ), mas se suas origens não o predispunham contra a democracia ateniense, o julgamento e a execução de seu mestre, Sócrates, em 399, certamente o fizeram. Platão, então com 30 anos, viajou possivelmente ao Egito e mais tarde á Sílicia, onde provavelmente conheceu a filósofa pitagórica. Em 387 retornou a Atenas e fundou a Academia. Baseada no principio de que os alunos deviam aprender a criticar e a pensar por si mesmo, em vez de aceitar ideias de seus mestres, esta é considerada a primeira universidade. Muitos dos mais brilhantes intelectos do mundo clássico estudaram ali, inclusive Aristóteles.