Trabalho de Filosofia O CONHECIMENTO PDF
CONHECIMENTO.
O CONHECIMENTO
Etimologia: Do latim cognoscere, ato de conhecer. Aonde o sujeito que conhece é o cognoscente, e o cognoscível é o que pode ser conhecido.
Para aborda o que se foi sugerido dentro do campo filosófico. Desenvolvi o raciocínio em torno do seguinte questionamento: O que é conhecimento?
Apresento uma pequena abordagem sobre o que é o conhecimento. Quais seus limites? Ela distingue o que é real da fantasia?
A partir de minha própria vida dotada dos sentimentos que me permitem experimentar no dia-a-dia o que é audível e visível etc. Pude perceber que a mente age e reage de acordo com os fatos que chegam ao meu conhecimento, e diante desta analise posso citar que o conhecimento é a correlação entre o sujeito e o objeto a ser conhecido, através do aguçar da curiosidade sobre o que temos diante de nós.
Mas como citar a origem desse conhecimento?
O pré-conhecimento existente em mim pode também me levar ao engano.
Mas como saber que estou agindo meramente por engano? Como identificar que a razão me foge diante do que vejo?
Como diz o grande filosofo Platão a verdade sobre o que vejo ou sinto não está no mundo material e sim no mundo das ideias.
Platão acreditava, assim como a religião órfica, e as ideias de Pitágoras, que o corpo é mortal e a alma é imortal. Que o mundo sensível é o mundo impuro, imperfeito, e etc. E o mundo inteligível é o mundo correto e perfeito. E que é através da razão que podemos alcança-lo.
A alma no mundo inteligível acumula conhecimento, mas no momento em que ela assume um corpo, o conhecimento é esquecido, e para recuperar tal conhecimento, precisamos basear nossos atos na razão, ou seja, o conhecimento já nasce com o ser, e o mesmo só precisa recorda-lo.
Kant explica quer o conhecimento sensível quer o intelectivo como o resultado de uma síntese de elementos dados em parte pelo sujeito e em parte pelo objeto. O objeto provê a matéria, o sujeito a forma. Por