Trabalho de Filosofia 2º ano
1) Galileu nasceu em Pisa no dia 15 de fevereiro de 1564. Tornou-se matemático, mas foi na astronomia e na física que deixou suas maiores contribuições. Defensor do copernicanismo, em 1609, passou a utilizar a luneta (desenvolvida por ele mesmo) para fazer observações astronômicas. Em 12 de março de 1610 publicou uma obra chamada Sidereus Núncius. Segundo o que estudamos, uma das descobertas apresentadas nessa obra serve para demonstrar que um dos pontos fundamentais da astronomia antiga era equivocado. Copia a parte do texto “1. O universo torna-se maior” da pág 197 do autor Reale que mostra o que está resumido na parte sublinhada acima.
“Grandes, digo eu, tanto pela excelência da matéria em si mesma como por sua vontade, jamais ouvidas nos tempos passados, como ainda pelo instrumento em virtude do qual essas coisas se tornaram manifestas ao nosso sentido."
2) Sublinhe a parte do texto abaixo que mostra dá como razão para o sol não estar no centro do mundo o fato de que isso seria perigoso para a Igreja Católica.
“Em 1615, em Nápoles, onde ensinava filosofia e teologia, o matemático e teólogo carmelita Antônio Foscarini (1565-1616) publicou uma Carta sobre a opinião dos pitagóricos e de Copérnico, na qual se harmonizam e se apaziguam as passagens da Sagrada Escritura e as proposições teológicas, que jamais se poderiam apresentar contra tal opinião. Foscarini enviou seu pequeno tratado a Belarmino, pedindo ao cardeal um parecer sobre ele. E Belarmino responde com breve carta, "porque o senhor agora tem pouco tempo para ler e eu para escrever". Essa breve carta é um texto clássico do instrumentalismo. Belarmino recorda a Foscarini que, "como sabe o senhor, o Concílio proíbe que se exponham as Escrituras contra o comum consenso dos santos Padres. E se V. Sa. quiser ler, não digo somente os santos Padres, mas também os comentadores modernos, sobre o Gênesis, sobre os Salmos, sobre o Eclesiastes e sobre Josué, verá que todos convergem