Trabalho De Filosofia 2
Professora: Luciana Queiroz
Aluna: Gabrielli de Lima Macedo
Turma: 101 n°: 12
A filosofia e as correntes filosóficas
“Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa”
Martin Luther King
SUMÁRIO
1 O racionalismo
2 Empirismo
3 A concepção filosófica da verdade
4 Ceticismo
5 Dogmatismo
6 Conclusão
O trabalho foi realizado a partir das seguintes referências bibliográficas:
Portal da Educação; http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br; http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empirismo.htm; http://www.significados.com.br/racionalismo/. 1. Racionalismo
O racionalismo é uma teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos.
O racionalismo pode ser dividido em diferentes vertentes: a vertente metafísica, que encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis; a vertente epistemológica ou gnosiológica, que contempla a razão como fonte de todo o conhecimento verdadeiro, sendo independente da experiência; e a vertente ética, que acentua a relevância da racionalidade, respetivamente, à ação moral. René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz introduzem o racionalismo na filosofia moderna.
2. Empirismo
Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos.
De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto, este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.
Esta doutrina filosófica foi definida no século XVII pelo filósofo inglês John Locke. De acordo com este filósofo, todos os seres humanos nascem com a mente em branco, ou seja,