Trabalho De Estruturas
As lajes são elementos estruturais horizontais, que tem grande influência no cronograma custo de cada obra.
Na engenharia civil a tem por objetivo minimizar o custo em todas as etapas da obra e esse objetivo tem como base verificar os tipos de matérias a serem utilizados, o tipo de acabamento, a ser selecionado, as técnicas construtivas, a qualificação da mão de obra, a concepção estrutural e o tipo de laje a ser selecionada.
Para fazer essa seleção é necessário conhecer o tipo de lajes disponíveis no mercado e se atende a esses requisitos: vão livre, sobre cargas, prazo para entrega e execução na obra. Analisar a região que será implantado e escolher a empresa que atendam a necessidade da obra. Um bom planejamento é necessário e é preciso calcular o custo x distância.
Lajes mistas
Lajes Mistas Lajes mistas são aquelas em que a fôrma de aço é incorporada ao sistema de sustentação das cargas. Antes da cura do concreto, elas funcionam como suporte das ações permanentes e sobrecargas de construção. Depois da cura, funcionam como parte da armadura de tração da laje ou como a armadura em si. Denomina-se comportamento misto aço-concreto aquele que passa a ocorrer após a fôrma de aço e o concreto terem sido combinados para formar um único elemento estrutural.
Vantagens
Redução de peso próprio
Diminuem as cargas na estrutura e nas fundações.
Proporcionam redução de mais de 40% de mão de obra na montagem da laje, aliada a velocidade de montagem.
Economiza escoramentos.
Aplica-se em todos os conceitos arquitetônicos e sistemas construtivos – estruturas metálicas, pré-moldadas, concreto armado, alvenaria e blocos estruturais – e diferentes tipos de obras (residenciais, industriais, comerciais, empreendimentos com múltiplos pavimentos, estacionamentos etc).
Desvantagens
• necessidade de utilização de forros suspensos, por razões estéticas; • maior quantidade de vigas secundárias, caso não se utilize o sistema escorado e/ou fôrmas de grande altura, devido