Trabalho de Estatística
APROXIMAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS DE PESQUISAS NACIONAIS
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Alunos:
Resumo: O trabalho se propõe a analisar os dados de pesquisas nacionais sobre o uso de álcool e drogas, com o intuito de traçar um perfil predominante do usuário de maconha. Apresenta um panorama sucinto sobre a maconha no país, relatando com pouco de sua história e trazendo à tona os problemas e questões pertinentes ao seu uso.
Índice
1 INTRODUÇÃO
1
2 METODOLOGIA
2
3 RESULTADO E DESENVOLVIMENTO
3
4 CONCLUSÃO
6
5 BIBLIOGRAFIA
7
1. Introdução
Falar sobre maconha é um assunto um tanto delicado ainda hoje no Brasil. Muitos são as imprecisões sobre esse assunto, principalmente por se considerado uma droga ilícita. O que nos chamou atenção sobre esse tema foi um dado do Escritório das Nações Unidas Sobre o Controle de Drogas e Crimes que demonstra ser a maconha a droga ilícita mais usada no mundo (cerca de
160 milhões de usuários).
Procuramos então, entender como é o perfil desse usuário de maconha no Brasil e tentar buscar alguma relação entre seu uso e outras drogas ou mesmo com o álcool.
Para fazer um introdução ao assunto é importante falar um pouco sobre a história da maconha no Brasil e quando foi que iniciou sua proibição.
A chegada da maconha no Brasil é bastante antiga e mistura-se com a chegada dos portugueses em nosso país, acredita-se que a droga chegou ao Brasil por volta de 1549, nas caravelas portuguesas. A maconha é uma planta exótica, portanto não é nativa do Brasil, foi trazida pelos negros que vieram como escravos para cá. Rapidamente o uso da droga se disseminou entre os negros e os índios brasileiros e também seu cultivo.
No século XVIII, o cultivo da maconha no Brasil passou a ser preocupação da Coroa portuguesa. Engana-se quem pensa que a Coroa queria acabar com o cultivo da Cannabis, pelo contrário, seu cultivo era incentivado. Com o passar dos anos o