Trabalho de Estatística
Com esta atividade, o grupo objetiva apresentar aos alunos o jogo Black Jack (21) de uma maneira mais elaborada, fazendo com que com que os mesmo vizualizem e entendam como a probabilidade pode ser utilizada de maneira favorável neste tipo de situação.
Pré-requisitos: É necessário que o aluno tenha domínio das 4 operações básicas (+,-,x,:) e do conceito de porcentagem, pois a partir deste, ele conseguirá visualizar melhor sua chance de conseguir obter sucesso, no caso, somar 21 pontos ou aproximar-se deste valor, ou fracasso, no caso, somar mais que 21 pontos.
Além disso, uma breve noção sobre estatística já deve ter sido introduzida para o aluno, para que o mesmo já tenha uma pequena base sobre o que ele pode ou não fazer dentro da atividade.
Conceitos que serão introduzidos: É preciso mostrar para o aluno que neste jogo ele indiretamente já está visualizando os conceitos de experimento aleatório, onde o aluno realiza observações e obtém dados ao acasos que apresentam resultados imprevisíveis. Este experimento é realizado dentro de um espaço amostral, ou seja, dentro de um conjunto formado por todos os elementos. A partir deste conjunto, o aluno deve notar que existem subconjuntos denominados eventos, que também será um conceito de fácil identificação. Por fim, o aluno poderá criar uma relação entre o número de casos favoráveis - o que o aluno ‘’precisa’’ - e o número de elementos totais- ‘’casos ‘’prováveis’’-. Assim, é possível elaborar a seguinte fórmula:
P=no/n, sendo p=probabilidade, no= número de casos possíveis n= número total de casos
Metodologia: O jogo resume-se em um Par de Jogadores que iniciam a rodada com duas cartas cada um, sorteadas ao acaso. A partir deste momento, ambos os jogadores viram suas cartas e o primeiro jogador calcula sua chance de chegar