trabalho de estatisticas
Relatório de Estatísticas
Célio Fábio Gomes
Dione Ramos
Frederico Rafael dos Santos
Guilherme Dornas
Klécio Freitas Rezende
Paulo Henrique Vieira
Rejane dos Santos
Washigton AraújoRezende
Wagner Silva de Carvalho1
RESUMO
A elaboração de pesquisas de satisfação é de fundamental importância para o desenvolvimento de um ensino qualificado, o conhecimento da perspectiva do aluno com relação a sua instituição de ensino é matéria-prima fundamental para a construção de uma educação superior forte.
De posse disso, o presente estudo tem como meta avaliar o grau de satisfação dos alunos do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de ciências Sociais e Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH ) no que concerne às condições físico-pedagógicas oferecidas em seus cursos.
A pesquisa foi realizada com base numa amostra parcial de alunos, sendo apenas do curso de Administração, abrangendo se os dois turnos.Para aferir os dados aplicou-se um questionário com questões fechadas onde foi possível observar que os acadêmicos avaliam positivamente o ensino na FACISA BH, no entanto demonstraram desaprovação em relação a estrutura física da faculdade.
Palavras Chave: Pesquisas de Satisfação, Estrutura Físico-Pedagógica, Qualidade de Ensino
1 - INTRODUÇÃO
A aplicação de pesquisas de satisfação é uma ferramenta importante para a formação de um ensino de qualidade, Demo (1998) destaca que a atividade de ensinar e aprender vai além do modismo de transmitir conceitos obsoletos, ou da mera atividade de repassar saber. Cada vez mais as Instituições de Ensino Superior (IES) são cobradas pelo melhor desempenho, no intuito de maximizar a qualidade da formação do aluno, por conseguinte a elaboração de pesquisas tem um papel fundamental para traçar estratégias de melhorias nesse âmbito, visto a competição ferrenha no mercado de trabalho, levando os estudantes a procurar estabelecimentos que realmente tenham um