trabalho de estagio
Ampliação dos sistemas de transporte e da rede de saneamento básico são os desafios da cidade
No dia 30 de outubro de 2007 o Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para organizar o maior evento do futebol mundial. Após esta data o país passou a ter a missão adequar toda sua infra-estrutura de estádio, aeroportos, rede hoteleira, entre outras, para receber este mega evento. (COPA DE 2014, 2012).
A escolha das sedes foi baseada em critérios técnicos estabelecidos pela FIFA, nos quais foram verificadas através de várias inspeções nas cidades a partir de 2009. Os principais pontos analisados nestas visitas foram à capacidade de investimento de cada cidade na construção de seus estádios, segurança, tanto para as delegações dos países quando aos turistas, rede hoteleira, sistema de transporte terrestre e aéreo.
De acordo com Proposta Estratégica de Turismo (2012), para realizar os investimentos necessários para que todas as obras estejam prontas, conforme o especificado pela FIFA, as sedes terão que arcar com no mínimo 30 bilhões de reais, sendo a maioria destes recursos públicos, liberados através de convênios com as respectivas cidades. Fortaleza é a cidade mais povoada do estado e a 5ª do Brasil, e ganhou fama internacional por suas belezas naturais: rios, lagoas, manguezais e praias.
Estádio, o castelão
O Castelão deverá passar por uma reforma, conforme projeto já encaminhado à Fifa, com a viabilização por meio de investimentos do setor privado. Mas o retorno aos investidores depende da equação “número de jogos realizados x taxa de ocupação x ingresso médio”. A solução seria aumentar a renda do estádio com a realização de shows ou a utilização comercial de suas áreas.
Infraestrutura para o turismo
Destino de grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, Fortaleza possui uma boa rede hoteleira com quase 17 mil leitos distribuídos por mais de 200 opções de hospedagem, a