TRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO HUMANA
O livro o que é religião? Escrito por Rubem Paiva, faz parte de um acervo de várias obras do autor, onde se destacam: O gato que gostava de cenouras, Entre a ciência e a sapiência e O dilema da educação. Mineiro de Boa Esperança, Rubem Paiva nasceu em 1933.
Nesta obra, ele aborda a religião e o comportamento do homem. Vai buscar subsídios em outros autores, como: Karl Marx, Freud, Nietzsche, Ludwig Feuerbach, Durkheim e Albert Camus. Buscando mostrar vários pontos de vistas de cientistas, sociólogos, físicos, psiquiatras e teólogos em relação à religião, sociedade, economia, antropologia e filosofia.
Mostra que no início era raro existir família que não possuísse um membro em alguma igreja. Os pais preparavam um filho para o sacerdócio com orgulho. Como também não era fácil a vida de quem não tinha religião alguma, dos poucos que viviam na clandestinidade religiosas, algo muito perigoso para a época, onde em alguns casos quase sempre pagavam com a vida pelo crime de ateísmo.
Neste livro também está retratado o conflito da economia, da religião e da ciência. Na idade média estava em alta à indução dos pecados e a classe dominante economicamente ditava as regras, e a ciência começava a travar uma luta com o sagrado, tentando a todo custo desmistificar os símbolos da religião. Começa a era da religião dos oprimidos, uma busca por espaço, por posição, de um Deus que seja a imagem dos que vivem no campo, nas masmorras, lutando para sobreviver, onde o alimento do dia era uma vitória.
Com base nas impressões de outros autores, Rubem Paiva, deixa claro que o homem precisa da religião para viver em harmonia consigo mesmo e em grupos sociais organizados, onde a paz é quase uma utopia coletiva e a religião um fruto da alienação das pessoas. Quanto mais alienado mais dependente do sagrado. Também deixa no ar que a religião nunca acabará e sim, se renovará suprindo as necessidades dos seus seguidores e a demanda do mercado. “Não existe