trabalho de empreendorismo
Jussara Viana
Reinaldo
Um Show de Cacau
Resumo
O caso de ensino apresenta a trajetória de Alexandre Tadeu da Costa e da chocolateria Cacau Show, procurando caracterizar a atividade de um empreendedor brasileiro e resultados alcançados a partir, principalmente, das escolas retratadas por Mintzberg na obra Safári de Estratégia (MINTZBERG, AHLSTRAND E LAMPEL, 2000) – foco nas Escolas do Design e do Empreendedorismo. A aplicação do caso em sala de aula deverá levar os estudantes a identificar alternativas e “tomar decisões” sobre posicionamento para continuidade do desenvolvimento de vantagens competitivas, sustentação de competência logística e possíveis abordagens ao mercado externo. O caso é do tipo “dados secundários” (LEENDERS & ERSKINE, 1989), ou seja, foi desenvolvido a partir de informações disponíveis na mídia regular especializada em negócios.
O INÍCIO
Assim que a repórter da revista de negócios de maior prestígio no país ligou seu microfone, Alexandre iniciou sua narrativa, no tom entusiasmado de costume:
“Depois de comprar a minha primeira bicicleta aos 13 anos com o dinheiro que ganhava calibrando pneus num posto de gasolina, resolvi que merecia coisa melhor. Comecei, logo depois, a ajudar a minha mãe na venda de chocolates. Eu passava de casa em casa, pegava os pedidos, enviava para a fábrica de chocolate e quando chegava, eu colocava numa caixa (bem bonita) e novamente ia de casa em casa entregando... e faturando. Isso tudo intercalando com os jogos de vôlei, a guitarra e, é claro, o cuidado com a minha cabeleira (todo guitarrista tem que ter cabelo grande). Aos 17 anos, reforcei o investimento com US$ 500, emprestado de um tio e produzi em três dias, com 18 horas de trabalho diário, 2000 mil ovos de 50 gramas. E com o passar do tempo, de tanto que eu vendia (e faturava), consegui pagar o