trabalho de empreendedorismo
Empreendedor: Carlos Ghosn
CEO da Aliança Renault Nissan
Carlos Ghosn é atualmente um dos 25 executivos mais influentes do mundo. Quando exercia o cargo de Presidente da Renault em 1999, recebeu a missão de recuperar a Nissan, que acumulava um prejuízo de US$ 6,5 bilhões e tinha uma estrutura pesada e deficitária. Enfrentou serenamente as diferenças culturais, transferiu-se com a família para o Japão e, após formar um corpo de diretores de ambas as empresas, construiu um verdadeiro case de sucesso - o lucro operacional de US$ 8 bilhões transformou a Nissan na montadora com maior margem de lucro operacional do mundo (10%) 6 anos depois.
Ele utilizou suas ideias para atacar oportunidades de mercado para inovar e trazer soluções diferenciadas para a Nissan que estava em crise e conseguiu, por isso ele se encaixa ne posição de empreendedor coorporativo. Ele soube se autopromover dentro da empresa.
Empreendedor: Steven Jobs
Apple
Steven Jobs um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
Steven Jobs e um empreendedor coorporativo por que ele inovou várias áreas em mercado, um dos mais inovadores atualmente, ele sabe se autopromover, saber ser ambicioso, tem odeias inovadoras que visam atacar o mercado e fazer a empresa crescer.