Trabalho de Eletromagnetismo
Jonathan V. Souza e Denis Oliveira
Introdução
Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios: Cargas elétricas em movimento geram campo magnético e Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.
História
No ano de 1820 os cientistas do mundo inteiro acreditavam que os fenômenos magnéticos e eletricidade era independente uma da outra. No entanto o Físico H. Oersted após realizar diversas experiências notou que isso não era verdade. Ele utilizou um fio Condutor retilíneo, este fio passa uma corrente elétrica, ele posicionou este fio livremente não direção norte e sul, e próximo a esse fio ele colocou um bussola, quando passava corrente elétrica nesse fio a agulha da bussola sofria uma desvio na sua orientação, e a desliga a corrente elétrica desse fio a agulha da bussola voltava para sua posição de origem. Ele chegou a seguinte conclusão que a cargas elétricas em movimento , criam em uma região próxima a ela um campo magnético.
Esta descoberta foi fundamental para unificação da eletricidade e com magnetismo. Que passou a constitui um ramo da ciência chamado eletromagnetismo.
James Clerk Maxwell foi um físico e matemático britânico, o mesmo ficou conhecido por ter dado uma forma final sobre o eletromagnetismo onde unia a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Por ter juntado as leis de Ampere a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday, o Maxwell teve seu nome dado as equações que vieram a ser chamadas de Equações de Maxwell.
Em 1864 realizou um teste demonstrando as forças elétricas e magnéticas que possuem a mesma natureza, onde uma força elétrica em determinar o referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro e vice-versa.
O Campo Magnético é o resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnetica quando esta associada a ímãs.
A Variação do fluxo