Trabalho sobre o eletromagnetismo
Curso: Manutenção e suporte em informática
Turma: Noite II
Aluno: Fabiano P. da Silva
Trabalho sobre o eletromagnetismo
Recife, 20 de Dezembro
ELETROMAGNETISMO
No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre eletricidade e magnetismo. Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade, naquela época já se utilizavam certas pedras que tinham propriedades de atrair pedaços de ferro na orientação da rota de grandes navios.
O vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada Magnésia, localizada na Turquia, local em que essas pedras foram encontradas. Quando suspensas por seus centros de massa, tais pedras orientavam-se sempre no sentido norte-sul. Eram construídas de óxido de ferro e denominadas magnéticas. Atualmente, recebem o nome genérico de ímã natural. Só mais tarde descobriu-se a possibilidade de fabricar ímãs artificiais. Os ímãs artificiais, obtidos a partir de certos processos denominados imantação, são normalmente produzidos através de barras de ferro ou aço às quais se transmite a propriedade magnética. Eles levam vantagem sobre os ímãs naturais por terem maior poder atrativo e, também porque podem receber a forma mais conveniente ao seu uso.
OS PRINCIPAIS FENÔMENOS MAGNÉTICOS SÃO OS SEGUINTES:
1- Quando se coloca um ímã em contato com a limalha nota-se que eles aderem ao ímã não em toda a sua extensão e sim apenas nas extremidades.
2- Ao suspender um ímã de modo que ele possa girar livremente, ele toma, aproximadamente, a direção Norte-Sul geográfica do lugar.
3- Os ímãs exercem, entre si, forças mútuas de atração ou de repulsão, conforme a posição em que são postos em presença um do outro.
CAMPO MAGNÉTICO.
Genericamente, define-se campo magnético, como sendo toda região do espaço em torno de um condutor percorrido por corrente ou em torno de um ímã, neste caso devido a