Trabalho de Eletricidade
Sejam , ,, , e
1. Considerando o circuito da mostrado abaixo com alimentação de 15 Volts contínua e 15 Volts Eficazes montamos a seguinte tabela:
15V CC
15V CA
I
111 mA
4,44 V
4,995 V
5,55 V
Para o Circuito de Corrente Continua:
Primeiramente precisamos notar que os três resistores estão em série, portanto podemos calcular a resistência equivalente da seguinte forma:
Assim, podemos usar a Lei de Ohm para calcular a Corrente Total que atravessa o circuito e posteriormente poderemos usá-la para calcular a tensão em cada resistor, uma vez que sabemos que em um circuito onde os elementos estão ligados em série, a corrente que passa em cada elemento é a mesma e igual à corrente total.
Para o Circuito de Corrente Alternada:
Representando a fonte de tensão pelo seu fasor, temos:
Representando cada resistor por suas impedâncias temos:
A impedância total do circuito será:
Da Lei de Ohm para Corrente Alternada temos:
Sabendo que a corrente que passa em cada resistor é a mesma, os fasores de tensão são mostrados a seguir:
Usando as expressões em funções das senóides, temos:
2. Considerando o seguinte circuito com alimentação de 15 Volts contínua e 15 Volts Eficazes sem desprezar a resistência interna do indutor nos cálculos, montamos a tabela abaixo:
15V CC
15V CA
I
0 A
0 V
0 V
15 V
Para o Circuito de Corrente Continua:
Note que em um circuito de Corrente Continua, temos:
No indutor , pois e . Ou seja, sob a presença de uma corrente contínua, o indutor se comporta como um curto circuito. No capacitor , pois e . Ou seja, sob a presença de uma corrente contínua, o capacitor se comporta como um circuito aberto. E no resistor , mas como a presença do capacitor não permite que a corrente passe,
Para o Circuito de Corrente Alternada: