Trabalho de Educação Física - Conceitos
Continuidade: Para que os efeitos do exercício físico se mantenham, é necessário fazê-lo durante todas as semanas ao longo de todo o ano.
Progressão: À medida que as capacidades motoras melhoram, é necessário aumentar a intensidade dos exercícios de forma progressiva e gradual.
Reversibilidade: As melhorias provocadas pelo exercício físico rapidamente se perdem se deixarmos de o fazer.
Intensidade e Duração do Esforço: A duração é o tempo gasto na prática de um exercício. A intensidade é o grau de dificuldade, de exigência, de desconforto, a que submetemos o nosso corpo ao realizar um exercício. Quanto maior a fadiga num menor período de tempo, maior será a intensidade de treino.
Lesão Desportiva: Qualquer queixa física causada por uma transferência de energia que excedeu a capacidade do corpo de manter a sua integridade estrutural e/ou funcional, que foi sofrida por um atleta durante um a actividade física/desportiva.
Alguns factores impedem a busca por actividade física: No caso das criança, o mundo actual tem oferecido uma série de opções que facilitam,e consequentemente agravam a "não procura" por actividade física.
Para os jovens, alguns factores como: falta de tempo e motivação, apoio insuficiente e falta de orientação dos adultos, sentimentos de vergonha ou incapacidade, falta de locais seguros e atractivos, e a simples ausência de conhecimento das vantagens e benefícios de ser activo.
Principais Lesões Desportivas:
Contusão - Lesão por trauma direto com amassamento dos tecidos moles. A sua magnitude depende da força do impacto e do local afetado.
Distensão - Estiramento ou ruptura de qualquer músculo ou tendão. Ocorre no ponto mais frágil da unidade músculo-tendínea no momento do trauma. Segundo o nível de acometimento tecidual, pode ser classificada como leve, moderada e grave.
Entorse - Ato ou processo de torcer, girar ou rotar em torno de um eixo no qual são