Trabalho De Educa O F Sica
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2 ANO A
GABRIEL XAVIER BRAS
ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SÃO LUÍS
2015
GABRIEL XAVIER BRAS
ESPORTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de Educação Física para obtenção de nota.
SÃO LUÍS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ADAPTAÇÕES DOS ESPORTES
2.1 Critérios de adaptação aos esportes e exercícios
2.1.1 Espaço
2.1.2 Material
2.1.3 Regras
2.1.4 Habilidades
2.1.5 Aluno ajudante ou colaborador
3 ESPORTES
4 CONCLUSÃO
1 INTRODUÇÃO
A prática de esportes entre pessoas com deficiência é um processo de reabilitação mundialmente conhecido, e está sendo cada vez mais difundido no Brasil e no mundo. Hoje já existem diversos eventos mundiais que reúnem estes atletas guerreiros para competirem e mostrar que a prática dos esportes abre oportunidades incríveis na vida de todos.
As pessoas com deficiência necessitam de espaço físico adaptado e específico para os treinamentos, além de profissionais capacitados na área, que deve ter conhecimento tanto no esporte como, de preferência, também na deficiência do atleta.
2 ADAPTAÇÕES DOS ESPORTES
O esporte adaptado foi idealizado pelo médico inglês Sir Ludwing Guttmann, neurologista e neurocirurgião, no ano de 1944. Sir Ludwing desenvolvia suas atividades profissionais no centro de lesados medulares do Hospital de Stoke Mandeville e desenvolveu um programa de recuperação para seus pacientes envolvendo uma série de modalidades desportivas. Outro marco importante do processo de implantação e evolução dos esportes adaptados foi um grupo de lesados da Segunda Guerra Mundial, com problemas de lesões medulares, amputações e mutilações. O mesmo iniciou a prática de atividades esportivas com o objetivo de esquecer o horror vivido durante a guerra. O que na época tinha como único objetivo restabelecer emocionalmente as lembranças dos campos de batalha e