Tratamento Edema
Tendo em conta que um edema tem uma origem por trás, para tratar o inchaço deve-se começar por corrigir essa origem. Depois, de forma a contribuir para o desaparecimento do edema, deve-se tomar medicamentos diuréticos(Leia: Diuréticos – Tipos, Efeitos Secundários, Para Que Servem e Como Funcionam) que ajudarão o corpo a libertar a água em excesso. Quando a acumulação de líquidos é demasiado grande, podem ser feitas algumas sessões de drenagem linfática, sendo apenas necessária anestesia local.
Tal como referido o tratamento do edema, muitas vezes significa o tratamento da causa subjacente a esse inchaço.Por exemplo, as reacções alérgicas que causam edema podem ser tratadas com anti-histamínicos e corticosteróides.O edema resultante de uma obstrução no escoamento de fluido pode ser tratado, por vezes, ao eliminar essa obstrução:
- Um coágulo de sangue na perna é tratado com anticoagulantes.
- Um tumor que está a obstruir um vaso sanguíneo ou linfático pode por vezes ser reduzido em tamanho ou eliminado através de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
Um edema no pé relacionado com insuficiência cardíaca congestiva ou doença hepática, pode ser tratado comdiuréticos, como referido acima, Ex: furosemida (Lasix). Quando a saída de urina aumenta, mais fluido escoa para a corrente sanguínea. Manter alguma restrição de sódio (sal) na dieta também irá ajudar a limitar a retenção de líquidos associada á insuficiência cardíaca ou doença hepática.
Medicamentos que causam inchaço
Existem vários medicamentos que podem causar edema, incluindo:
- AINEs ou NSAIDs (anti-inflamatórios não-esteroides) Ex: (ibuprofeno, naproxeno) (Leia: Anti-Inflamatórios – Como Funcionam, Ação e Efeitos Colaterais).
- Bloqueadores dos canais de cálcio
- Corticosteróides (prednisona, metilprednisolona)
- Pioglitazona e rosiglitazona
- Pramiprexole