Trabalho de Ed
Há cerca de 300 anos, nasceu na Inglaterra um esporte um tanto estranho para alguns, engraçados para outros, mas com uma importância significativa para o mundo esportivo, principalmente em Olimpíadas. A marcha atlética mundial, que entrou para o programa dos Jogos em 1908, faz parte das modalidades do atletismo e tem como principal característica a caminhada com técnica.
As provas de marcha atlética são competições de longa distância na qual os atletas (chamados marchadores) têm que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. Ou seja, a ponta do pé de trás não pode perder contato com o solo antes do calcanhar do pé da frente tocar o chão. Por conta disso, os praticantes parecem "rebolar" em movimentos apressados ao competir. Isso acontece porque uma perna tem que estar reta para o atleta apoiar seu corpo sobre ela e, assim, descansar um pouco, dando origem ao rebolado.
Apesar de ser uma modalidade que possui anos de origem, a marcha é a grande desconhecida as provas do atletismo. Ainda assim é popular em alguns países onde tradição como Espanha, tália, Chinesa, Japão, México e Rússia. A marcha atlética está ligada com a caminhada.
Entre os séculos 17 e 19 era comum observar competições de caminhada onde os participantes teriam que percorre de um ponto a outro, muitas vezes num determinado tempo. Há provas para homens (20 km e 50 km) e para mulheres (20 km). As distâncias regulamentares da marcha, nos Jogos Olímpicos e nos campeonatos europeus, são de 20 e 50 km.
Para crianças as distâncias são:
6,7 e 8 anos - 1000m
9,10,11 anos - 2000 m
13,14 e 15 anos- 5000 e 10 000 m
15,16 e 17 anos - 10.000 e 20.000 m juniores - 10km, 20 km e 50 km
Diferenças entre a marcha atlética e a caminhada:
A marcha atlética sempre tem um pé no chão e outro em suspensão, ao passo que a caminhada pode ter um ou os 2 no chão sem exigências ;
Na marcha atlética a velocidade é cerca de 2,5 vezes maior que a caminhada comum.
MARCHA ATLÉTICA