TRABALHO DE ECONOMIA
JESSICA ALINE MARQUES DE SOUZA
DIEGO APARECIDO BARONE
TIPOS DE INFLAÇÃO
MANDAGUARI
2015
1. INTRODUÇÃO
O Trabalho contem os tipos de inflação. Com base na economia atualizada dos dias de hoje. Em inflações de demanda, custos, estrutural, inercial, agrícola e oferta.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 INFLAÇÃO TIPOS, CONCEITO E ÍNDICES.
O fenômeno macroeconômico inflação pode ser definido como o processo persistente de aumento do nível geral de preços, o que resulta em perda do poder aquisitivo da moeda. A inflação é considerada um fenômeno generalizado, pois os aumentos dos preços não ocorrem apenas sobre um pequeno conjunto de preços ou sobre um setor especifico da economia. Por essa razão, altas esporádicas de preços devidas, por exemplo, a flutuação sazonal não pode ser confundida com inflação. A inflação significa aumento simultâneo de um grande numero de preços. O problema inflacionário não ocorre apenas em economia em desenvolvimento, como a brasileira. Atualmente, a inflação é um fenômeno universal, que tras qrandes consequências politicas, econômicas e sócias. A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
2.2 INFLAÇÃO DE DEMANDA
Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção.
A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumentos de demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços,