TEXTO RETIRADO DA INTERNET
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
De acordo com o estudo proposto, os Direitos Sociais garantem aos indivíduos a utilização e o exercício em condições de igualdade, reconhecidos pelo Estado que possui o dever de propiciar a proteção, saúde, educação e cultura.
No que se refere à saúde, a constituição federal brasileira de 1988 fez com que o direito a saúde fosse reconhecido como um dever do Estado em propiciar oatendimento a todos os indivíduos e não somente a classe trabalhadora de carteira assinada, como antes era atribuído. “A Saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. (constituição federal de 1988).
Essa medida constitucional transformou a importância do atendimento na esfera da saúde como qualidade de vida em sociedade, possibilidades de vida digna. E trata-se de uma possibilidade real, como retorno de tributos e impostos pagos pelos próprios indivíduos. Portanto, o Estado deve propiciar a esta população boas condições e locais de atendimento, reduzindo os riscos de doenças, assim como a propagação de casos de gravidades e epidemias.
O estado deve-se utilizar de políticas públicas nacionais, programas sociais e esforço conjunto entre governo, sociedade e cidadão para garantir os bons resultados e a redução de resultados negativos, como os observados atualmente no sistema de saúde brasileiro. Sendo assim, é possível concluir a necessidade de melhorias do atendimento e no reconhecimento das necessidades reais dos indivíduos para atender a constituição federal.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meioambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)
De acordo com os textos apresentados