Trabalho De Economia
Em Teoria dos Sentimentos Morais Smith explica a vida em sociedade como harmonia e equilíbrio social, o ponto de partida se da imaginando ou colocando-se no lugar do outro. Desta maneira nos mostra como os juízos éticos são formados, afirmando que as normas morais são produções sociais. Ele usa a simpatia como critério para definir quais são as virtudes que o homem virtuoso e sábio deveria perseguir e mostra também a possibilidade de entendermos o amor próprio. O homem que possui o amor próprio e age em perfeita adequação, significa que ele possui prudência e autocontrole, de cuidar da sua vida e do seu trabalho e luta pra melhorar sua própria condição. Porém a prudência segundo Smith não seria a virtude mais nobre o que desencadeou a distinção entre o homem virtuoso, o homem que deveria ser, e o homem prudente. Sua teoria contribui no sentido de estabelecer a ética, a boa-fé e a proteção da confiança como dogmas absolutos do direito.
O livro Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Nações e considerado a origem do estudo da Economia. Smith demonstrou nesta obra que muitas das crenças econômicas populares eram auto-destrutivas e buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência, fazendo também críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita.
Para ele a divisão de mão de obra garantiria a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defendia a livre concorrencia e a acumulação de capital para o desenvolvimento ecônomico de um país. Pois a sociedade