Trabalho de economia
Destina-se à compra de sucatas por parte de catadores de reciclados e assim como da mesma forma de indústrias e fábricas que estarão fazendo descarte do mesmo produto. O processo de reciclagem de alumínio a partir da refusão de latas de bebidas descartadas é uma atividade que vem apresentando um significativo crescimento em função do avanço no emprego desde tipo de embalagens e da redução no consumo de energia relacionado com esta reciclagem em comparação com a produção de alumínio primário.
Atualmente é crescente o emprego do alumínio na fabricação de embalagens para bebidas, o que torna interessante a reutilização do mesmo, através da reciclagem como matéria-prima na indústria metalúrgica. Tornando-se uma atividade econômica que conta com diversos setores da sociedade, algumas pouco tecnológicas como coletar vasilhames já utilizados e culminando com etapas onde o conhecimento da metalurgia se torna fundamental para um melhor reaproveitamento do alumínio contido nestes vasilhames, garantindo assim, a qualidade metalúrgica deste processo.
De acordo com nossos estudos, a relevância da reciclagem está fundamentada no aumento crescente do consumo de latas de alumínio, é o que esclarece a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio, 2002) “... gerando atividades de trabalho e renda (aproximadamente R$ 850 milhões/ano), economia de energia, criação de novos mercados, conscientização ambiental e inclusão social”. O alumínio é o mais importante dos metais não ferrosos e possui grande importância industrial devido suas excelentes