trabalho de economia
Cada material, possui características próprias, como o aço por exemplo, é bastante resistente, o vidro é transparente e frágil, etc. São exemplos de propriedades de cada material, dureza, fragilidade, resistência, etc.
As propriedades físicas, determinam o comportamento do material em todas as circunstâncias, do processo de fabricação e utilização, e são dividos em propriedades mecânicas, propriedades térmicas, e propriedades elétricas. As propriedades mecânicas, aparecem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica, o mais importante é a resistência mecânica, essa propriedade permitem que o material seja capaz de resistir a ação, de determinados esforços como a tração e a compressão.
A elasticidade é a capacidade que o material deve ter, de se deformar quando submetido a um esforço, e voltar ao seus estado normal, quando o esforço termina, exemplo disso é o caso do aço na fabricação de molas.
A plasticidade, é a capacidade que o material deve ter, de se deformar quando submetido a um esforço, e de manter essa forma quando o esforço termina. Essa propriedade, é importante para os processos de fabricação, que exigem conformação mecânica, por exemplo na prensagem para a fabricação de partes da carroceria de veículos, e pode-se apresentar no material como maleabilidade e como ductilidade.
A dureza é a resistência do material a penetração, á deformação plástica permanente, ao desgaste em geral, os materiais duros também são frágeis.
A fragilidade é também uma propriedade mecânica, na qual o material apresenta baixa resistência ao choques.
As propriedades mecânicas dos materiais, são verificados pela execução dos ensaios cuidadosamente programados, que reproduzem o mais fielmente possível as condições de serviço.
Dentre os fatores a serem considerados nos ensaios, incluem-se a natureza da carga aplicada, a duração dessa carga, e as condições ambientais.