Trabalho de Economia
Capítulo 28
3)Como mostra a Figura 3, a taxa de participação total dos homens na força de trabalho diminuiu entre 1970 e 2000. Ao mesmo tempo, a taxa de participação das mulheres na força de trabalho aumentou fortemente. Essa queda geral reflete, contudo, diferentes faixas etárias como mostra a tabela a seguir:
Tabela no Livro página 611
Dadas essas informações, que fatores tiveram papel importante no declínio da força de trabalho masculina nesse período? Oque explica o aumento da participação das mulheres na força de trabalho?
Os Homens com 55 anos ou mais experimentaram a maior queda na participação da força de trabalho. Isso foi devido ao aumento dos benefícios da Previdência Social e de renda de aposentadoria, que promovem a aposentadoria mais cedo. As mulheres mais jovens tiveram um maior aumento na participação da força de trabalho do que as mulheres mais velhas devido a sua entrada no mercado de trabalho (em parte por causa de mudanças sociais). Além disso, as mulheres têm adiado ter filhos passando a ter mais tarde, reduzido o número de filhos que possuem, logo estão na Força de Trabalho por uma proporção maior de suas vidas do que foi analisado anteriormente.
6)Os trabalhadores a seguir têm maiores probabilidades de enfrentar desemprego de curto prazo ou de longo prazo? Explique.
a. Um trabalhador da construção civil demitido por causa do mau tempo.
Um trabalhador da construção civil que é demitido devido ao mau tempo é provável que passe por um desemprego de curta duração, desde que o trabalhador volte a trabalhar quando o tempo melhorar de novo.
b. Um operário que perde seu emprego em uma fábrica localizada numa região isolada.
É provável que passe por um desemprego de longa duração, afinal por ser uma região isolada deverá haver poucas oportunidades de emprego na área. Logo deverá ser necessário se deslocar para outro lugar, o que significa que a pessoa ficará sem emprego por um